Hip-hop

O Hip-hop é um movimento cultural e artístico iniciado durante a década de 1970, nas áreas centrais das comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Estas áreas centrais eram subúrbios, verdadeiros guetos que enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estruturas e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o seu único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, os quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. Os gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de alguns dos gangues, ou quem estava de fora, conhecia os territórios e as regras impostas por eles, devendo segui-las rigidamente.

Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os Djs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, GrandWizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Holywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram nestas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.

Os gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência em que viviam submersas, e passaram a frequentar as festas e a dançar break, no fundo a competir com passos de dança e não com armas. Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado, hoje, o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos essenciais na cultura hip-hop: o rap, o Djing, o breakdance e o graffiti, reconhecido então como o criador do termo hip-hop e do movimento.

No momento em que o hip-hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys.
Posteriormente, foi acompanhado pelo rap e identificado como um estilo musical de ritmo e poesia, com uma técnica vocal diferente para utilizar dos efeitos dos DJs.
Com isto, surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como o breakdance, o popping e o locking.
 

Fonte: Wikipédia