Ragga
Ragga ou dancehall digital é um género de música electrónica surgido através de influências do dancehall, na Jamaica, em meados dos anos 80.
O ragga assemelha-se ao reggae, porém partes da instrumentação são digitais. O estilo é geralmente associado com o dancehall. “Ragga” é a abreviação para o “raggamuffin,” originalmente um termo usado pela juventude dos guettos de Kingston. Devido aos custos relativamente baixos de ritmos feitos por sintetizadores, o ragga transformou-se na modalidade preferida para muitos produtores jamaicanos, também os permitiu fugir da ideia de “roots”, pois o ragga não precisava de ser feito com a mesma fé que os rastafaris usavam para compor um reggae.
Embora o ragga esteja ligado nas mentes de muitos com o DJ que brinda os cantores com fortes batidas, os cantores dirigem-se frequentemente a interesses românticos e de rastafari, e os dois estilos vocais são misturados frequentemente.
O primeiro registo do ragga foi em 1985 com a canção de Wayne Smitch em 1985 "Under Mi Sleng Teng" que foi produzida por King Jammy e o seu impacto foi imediato. Durante os anos 90 o ragga continuou firmemente como o som mais popular nos dancehalls jamaicanos. Começou a incorporar técnicas de amostragem do hip-hop e foi também uma influência importante na cena original de jungle/drum'n'bass do Reino Unido.
Fonte: Wikipédia